quinta-feira, 15 de março de 2012

AIE - Antivirus

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.
Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.
Para o usuário doméstico existe a opção de utilizar um antivírus gratuito ou um pago. A diferença está nas camadas a mais de proteção que a versão paga oferece, além do suporte técnico realizado por equipe especializada.

AIE - Hardware

O hardware Pode ser definido como um termo geral para equipamentos como chaves, fechaduras, dobradiças, trincos, puxadores, fios, correntes, material de canalização, ferramentas, utensílios, talheres e peças de máquinas. No âmbito eletrônico o termo hardware é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica a unidade central de processamento, a memória e aos dispositivos de entrada e saída. O termo hardware é usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de embalagem da máquina.

AIE - Sistema operativo

Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado bootstrapping conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa.

TIC - Tecnologias da informação e comunicação

Em se tratando de informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas surgiram como uma alternativa da era moderna, facilitando a educação através da inclusão digital, com a inserção de computadores nas escolas, facilitando e aperfeiçoando o uso da tecnologia pelos alunos, o acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões da vida humana, além de capacitar os professores por meio da criação de redes e comunidades virtuais.
Sob tal óptica, "os computadores são grandes responsáveis por esse processo. Os Sistemas de Informação nas empresas requerem estudos quanto à sua importância na abordagem gerencial e estratégica dos mesmos, juntamente com a análise do papel estratégico da informação e dos sistemas na empresa (KROENKE, 1992; LAUNDON, 1999)".

TIC - Tecnologias da informação e comunicação

História



A comunicação é uma necessidade e algo que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos. Trocar informações, registrar fatos, expressar idéias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do tempo, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar.
Nesse sentido, conforme as necessidades surgiram, o homem lançou mão de sua capacidade racional para desenvolver novas tecnologias e mecanismos para a comunicação. Conceitua-se tecnologia como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar. Em suma, todo processo de aperfeiçoamento.
A humanidade já passou por diversas fases de evoluções tecnológicas, porém um equívoco comum quando se pensa em tecnologia é se remeter às novidades de última geração. 


TIC - Tecnologias da informação e comunicação

As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

IMC - Mac OS X


OS X (pronuncia-se OS Ten) é um sistema operacional proprietário baseado no kernel Unix titulado Open Darwin, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple, destinado exclusivamente aos computadores Mac e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do OS X possui certificação UNIX.
Assim, o OS X, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada aqua . As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.

IMC - WINDOWS

Windows é um Sistema Operacional Multitarefa que diferente das suas versões anteriores, não depende do MS-DOS, pois é ele mesmo quem se auto-gerencia.
Sua principal característica é a forma como se apresenta. É fácil aprendê-lo porque sua interface gráfica é uniforme em todos os aplicativos.
Ao ligar seu microcomputador o Windows será carregado automaticamente.

IMC - liNuX

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que  denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.  





 Também podemos efetuar cálculos matemáticos nas consultas. Para executar uma consulta, clique na guia de Consultas e depois clique no botão NOVO.

O que são consultas no Ms Access?

   As consultas são métodos através dos quais podemos extrair determinado tipo de informação de uma tabela. Se o usuário possuir varias tabelas relacionadas, poderá extrair informações delas através de uma única                             consulta.

Topologia em árvore (Tree)

- Varios sub-redes normalmente com ligações internas em estrelas, interligadas

vantagem - ligação porta-a-porta entre as sub-redes.

desvantagem - se o dispositivo centralizado ou o backbone falha, a rede também falha.

Topologia em aneel (ring)

todos os computadores ligados a um cabo comum fechado a anel. As mensagem passam de computador em computador ate chegar ao destino

Vantagem - muito boa para un pequeno numero de postos com ligação a alta velocidade ou para redes maiores que as transmisoes  estão igualmente distribuidos entre os postos

Desvantagem - Necessidade de hardware adequada (trancivers ou mous) para a ligação dos computadores as redes.

Intranet

A intranet é uma rede de computadores semelhante a internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la!

Modelo OSI

1º CAMADA FÍSICA - Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modelação de sinais.
2º  LIGAÇÃO DE DADOS - Procede á montagem dos pacotes de dados no formato apropriado á sua transmissão na rede; Controla o acesso aos meios físicos de transmissão e o fluxo de pacotes entre os nós na rede; Faz o  controlo de erros.
3º REDE - Estabelece uma caminho através dos nós da rede ou interligação de rede.
4º TRANSPORTE - Controla o fluxo de informação recebida e transmitida, por forma a que os pacotes das mensagens sejam entregues correctamente.
5º SESSÃO - Estabelece, mantém e coordena o intercâmbio de dados entre emissor e receptor durante uma sessão de comunicação.
6º APRESENTAÇÃO - Contribuí para a codificação e descodificação de dados ao nível do seu formato individual; Procede 
7º APLICAÇÃO - Estabelece um interface entre o Software de aplicação do utilizador e as camadas


 inferiores.

Modelo OSI

ISO foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é chamadaOSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos.

Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
A ISO costuma trabalhar em conjunto com outra organização, a ITU (International Telecommunications Union), publicando uma série de especificações de protocolos baseados na arquitetura OSI.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O meu lugar favorito

O meu lugar favorito e em minha casa, porque em casa estou sempre perto das pessoas que amo como pai mãe e irmãos não a melhor local do que este para mim



O Meu desporto favorito

O meu desporto favorito e BTT, eu quando faço BTT  esqueço-me dos meu problemas todos e também faço por gosto tenho já muita pratica e adoro e também aconselho as pessoas a tentarem fazer vi ser muito divertido.

  http://www.bttour.com/

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Protocolo

O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) - Protocolo de Transferência de Hipertexto - é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.




O TCP (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol) é um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado a redes globais, já que este verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequência apropriada e sem erros, pela rede.

O TCP é um protocolo de nível da camada de transporte (camada 4) do Modelo OSI e é sobre o qual que se assentam a maioria das aplicações cibernéticas, como o SSH, FTP, HTTP — portanto, a World Wide Web.





Protocolo de Internet (em inglês: Internet Protocol, ou o acrónimo IP) é um protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados.






Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.
SMTP é um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. É bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa telnet

Conceitos protocolo

Um protocolo (conceito geral) é o conjunto a regras sobre o modo como se dera a comunicação entre as partes encluidos.
Um protocolo é um métedo standard que permite a comunicação entre processos (que se executam) eventual em diferentes maquinas, um conjunto de regras e procedimentos a respeito para emitir e receber dados numa rede

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

chuva acida como se formam

As chuvas ácidas formam-se coma libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.
A combinação destes gases com o oxigénio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.

Com a precipitação, as chuvas ácidas originam a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra consequência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.

Chuvas Ácidas - Causas dos Desequilíbrios nos Ecossistemas

- As chuvas ácidas devem-se à mistura dos óxidos de azoto e de enxofre. Estes são libertados pela queima de combustíveis (material que arde como a madeira, carvão, fuel...). Normalmente queima-se combustíveis para criar energia, que pode ser utilizada, por exemplo para acender uma lâmpada em nossa casa, para mover um comboio ou um carro, para fazer mover as máquinas numa fábrica, etc. O enxofre e o azoto originam-se também como resultado de reacções químicas que podem ser naturais (libertação de azoto pelo solo, erupção vulcânica, etc.) ou devido ao Homem (fábricas, usos domésticos, entre outros).

- De todas estas causas, as mais significativas são a libertação de óxidos de azoto e enxofre pelas indústrias, produção de energia e transportes que irão misturar-se com a água da atmosfera.

Chuvas Ácidas - Consequências no Ecossistema

As chuvas ácidas danificam seriamente os ecossistemas. Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, 35% dos ecossistemas europeus já estão alterados e aproximadamente 50% das florestas da Alemanha e Holanda encontram-se já destruídas.

As consequências destas chuvas no ambiente afectam a Natureza, mas também o Homem.

Na Natureza as chuvas ácidas, ao entrar em contacto com as folhas das árvores, começa a corroê-las, destruindo-as e não permitindo às árvores fazer a fotossíntese. Se a chuva entrar em contacto com o solo, esta contamina-o e este torna-se ácido, matando as plantas que dele extraem os minerais. Num lago ou qualquer curso de água, os resultados da chuva podem ser desastrosos. A água do curso de água torna-se ácida, matando os peixes que nele vivem e dele retiram o oxigénio e qualquer outro ser vivo que dependa daquela água. Este problema tem-se vindo a agravar e a água da Costa do Atlântico Norte está entre 10 a 30% mais ácidas que há vinte anos atrás.

O Homem retira a água para consumo de rios, nascentes e lagos. Se estes estiverem contaminados, o ácido e qualquer produto tóxico que tenho saído da terra, devido a estas chuvas, afectará os Homens, causando sérios problemas de saúde. Outro prejuízo para o Homem é o facto de estas chuvas afectarem os monumentos, casas, prédios, e muitos outros edifícios, corroendo-os e danificando-os. Só na Europa há vários monumentos históricos a serem corroídos por estas chuvas. É o caso da Acrópole (Atenas), Coliseu (Roma), Notre Dame (Paris), Colônia (Alemanha).

O Homem deve tentar reduzir ao máximo a emissão de enxofre e azoto, para evitar estes prejuízos.

Chuvas Ácidas - Minimização dos Riscos

Prevenir

-Para minimizar os riscos destas chuvas, há que tentar evitá-las. Para isso, as centrais termoeléctricas têm que queimar menos combustível e isso consegue-se se cada um de nós poupar energia, evitando que se tenha de produzir tanta, ou então opta-se por energia mais limpa como a hidroeléctrica, solar ou eólica.

-Nas indústrias, tem que se passar a utilizar combustíveis e tecnologias mais limpas, de forma a reduzir em grande parte a emissão de SO 2 e NO 2 .

-Ainda outra forma de minimizar a emissão de enxofre e azoto é utilizar catalisadores nas chaminés e tubos de escape, de forma a eliminar estes gases.

-Pode-se também minimizar os riscos, usando mais os transportes públicos como o comboio, metro, autocarro, etc. que, embora também produzam poluição, levam muito mais pessoas do que um carro, fazendo com que no total haja menos emissão de enxofre e azoto. Se o carro for a única solução há que tentar usar gasolina sem chumbo, ou então gasolina com propriedades que reduzam a poluição.


Remediar

-Nas águas dos lagos afectados pelas chuvas ácidas, pode-se juntar cal à água de modo a torná-la menos ácida. Contudo os cientistas estão a descobrir que este método também provoca desequilíbrios nos ecossistemas aquáticos. Esta técnica pode também ser aplicada nos solos.

-Na construção podem-se usar materiais e tintas mais resistentes ao ataque dos ácidos de forma a minimizar os danos causados por estes.

O que são as chuvas ácidas ?

A denominação de chuva ácida é utilizada para qualquer chuva que possua um valor de pH inferior a 4,5 unidades.
Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis.

Chuvas Ácidas (o que é)

A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada

conceitos basicos - operaçoes tpicos do trabalho com base de dados

- operaçao de controlo depapel

conceitos basicos - necessidade das bases de dados

- permite guardar do mais variavel tipos

Topologia em estrela (star)

- Todos os computadores ligados a um dispositivo concentrador, que pode ser um hud ou swich.


VANTAGEN - Muito fasil de manter e configurar.

DESVANTAGENS - Requer mais cabo do que a topoligia em bus.

Topologia em baramentos (bus)

- Todos os computadores ligados a um cabo comum que tem as duas estremidades separados.


VANTAGEM - Serem relativamente simples de montar, pelo que foi esta a sulução que impero
                          durante vários anos a nives de rede-lucal

DESVANTAGENS - Uma avaria no cabo backbone, ao qual se liguem as outros computadores, imualidoo funcionamento da rede.

Extranet

A extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação.


Internet

A Internet é uma rede capaz de interligada todos os computadores do mundo. O que faz a internet tão poderosa assim é um processo da informatica que atende pelos siglos TCP/IP (protocolo de controlr de trans ferência).

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

sistema octal

- Sistema Octal é um sistema de numeração cuja base é 8, ou seja, utiliza 8 símbolos para a representação de quantidade. No ocidente, estes símbolos são os algarismos arábicos: 0 1 2 3 4 5 6 7.

- O octal foi muito utilizado em informática como uma alternativa mais compacta ao binário na programação em linguagem de máquina. Hoje, o sistema hexadecimal é mais utilizado como alternativa ao binário.

Numeração Binária

- Este sistema de numeração binário é muito importante, na medida em que, modernamente, é de largo alcance por ser utilizado nas calculadoras electrónicas, computadores e nas estruturas que envolvem relações binárias.

- Este sistema pode ser chamado sistema de base dois, binário ou dual, o qual utiliza apenas dois algarismos, 0 e 1.  
 

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

- Para escrevermos os números que utilizamos todos os dias, usamos dez símbolos – 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9 – os algarismos.
- No sistema de numeração decimal, 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem imediatamente superior.