quinta-feira, 15 de março de 2012

AIE - Antivirus

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.
Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.
Para o usuário doméstico existe a opção de utilizar um antivírus gratuito ou um pago. A diferença está nas camadas a mais de proteção que a versão paga oferece, além do suporte técnico realizado por equipe especializada.

AIE - Hardware

O hardware Pode ser definido como um termo geral para equipamentos como chaves, fechaduras, dobradiças, trincos, puxadores, fios, correntes, material de canalização, ferramentas, utensílios, talheres e peças de máquinas. No âmbito eletrônico o termo hardware é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica a unidade central de processamento, a memória e aos dispositivos de entrada e saída. O termo hardware é usado para fazer referência a detalhes específicos de uma dada máquina, incluindo-se seu projeto lógico pormenorizado bem como a tecnologia de embalagem da máquina.

AIE - Sistema operativo

Um sistema operativo ou sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado bootstrapping conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa.

TIC - Tecnologias da informação e comunicação

Em se tratando de informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas surgiram como uma alternativa da era moderna, facilitando a educação através da inclusão digital, com a inserção de computadores nas escolas, facilitando e aperfeiçoando o uso da tecnologia pelos alunos, o acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões da vida humana, além de capacitar os professores por meio da criação de redes e comunidades virtuais.
Sob tal óptica, "os computadores são grandes responsáveis por esse processo. Os Sistemas de Informação nas empresas requerem estudos quanto à sua importância na abordagem gerencial e estratégica dos mesmos, juntamente com a análise do papel estratégico da informação e dos sistemas na empresa (KROENKE, 1992; LAUNDON, 1999)".

TIC - Tecnologias da informação e comunicação

História



A comunicação é uma necessidade e algo que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos. Trocar informações, registrar fatos, expressar idéias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do tempo, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar.
Nesse sentido, conforme as necessidades surgiram, o homem lançou mão de sua capacidade racional para desenvolver novas tecnologias e mecanismos para a comunicação. Conceitua-se tecnologia como tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou a simplificar. Em suma, todo processo de aperfeiçoamento.
A humanidade já passou por diversas fases de evoluções tecnológicas, porém um equívoco comum quando se pensa em tecnologia é se remeter às novidades de última geração. 


TIC - Tecnologias da informação e comunicação

As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

IMC - Mac OS X


OS X (pronuncia-se OS Ten) é um sistema operacional proprietário baseado no kernel Unix titulado Open Darwin, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple, destinado exclusivamente aos computadores Mac e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do OS X possui certificação UNIX.
Assim, o OS X, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada aqua . As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.

IMC - WINDOWS

Windows é um Sistema Operacional Multitarefa que diferente das suas versões anteriores, não depende do MS-DOS, pois é ele mesmo quem se auto-gerencia.
Sua principal característica é a forma como se apresenta. É fácil aprendê-lo porque sua interface gráfica é uniforme em todos os aplicativos.
Ao ligar seu microcomputador o Windows será carregado automaticamente.

IMC - liNuX

Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que  denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux.  





 Também podemos efetuar cálculos matemáticos nas consultas. Para executar uma consulta, clique na guia de Consultas e depois clique no botão NOVO.

O que são consultas no Ms Access?

   As consultas são métodos através dos quais podemos extrair determinado tipo de informação de uma tabela. Se o usuário possuir varias tabelas relacionadas, poderá extrair informações delas através de uma única                             consulta.

Topologia em árvore (Tree)

- Varios sub-redes normalmente com ligações internas em estrelas, interligadas

vantagem - ligação porta-a-porta entre as sub-redes.

desvantagem - se o dispositivo centralizado ou o backbone falha, a rede também falha.

Topologia em aneel (ring)

todos os computadores ligados a um cabo comum fechado a anel. As mensagem passam de computador em computador ate chegar ao destino

Vantagem - muito boa para un pequeno numero de postos com ligação a alta velocidade ou para redes maiores que as transmisoes  estão igualmente distribuidos entre os postos

Desvantagem - Necessidade de hardware adequada (trancivers ou mous) para a ligação dos computadores as redes.

Intranet

A intranet é uma rede de computadores semelhante a internet, porém é de uso exclusivo de uma determinada organização, ou seja, somente os computadores da empresa podem acessá-la!

Modelo OSI

1º CAMADA FÍSICA - Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modelação de sinais.
2º  LIGAÇÃO DE DADOS - Procede á montagem dos pacotes de dados no formato apropriado á sua transmissão na rede; Controla o acesso aos meios físicos de transmissão e o fluxo de pacotes entre os nós na rede; Faz o  controlo de erros.
3º REDE - Estabelece uma caminho através dos nós da rede ou interligação de rede.
4º TRANSPORTE - Controla o fluxo de informação recebida e transmitida, por forma a que os pacotes das mensagens sejam entregues correctamente.
5º SESSÃO - Estabelece, mantém e coordena o intercâmbio de dados entre emissor e receptor durante uma sessão de comunicação.
6º APRESENTAÇÃO - Contribuí para a codificação e descodificação de dados ao nível do seu formato individual; Procede 
7º APLICAÇÃO - Estabelece um interface entre o Software de aplicação do utilizador e as camadas


 inferiores.

Modelo OSI

ISO foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é chamadaOSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos.

Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
A ISO costuma trabalhar em conjunto com outra organização, a ITU (International Telecommunications Union), publicando uma série de especificações de protocolos baseados na arquitetura OSI.